sábado, 5 de maio de 2018

Quando você acorda, após uma torção...

Resultado de imagem para torção de tornozelo

Quem nunca torceu um tornozelo na vida???? Se você é desses, que conseguiu essa proeza, de nunca ter torcido os seus, ajoelhe-se, imediatamente, e agradeça. Porque, o dorzinha maldita. Agora, se você é dos meus que, respirou errado e torceu, tamo junto!!!! 

Eu torci o meu na última quinta, dia 03 de maio de 2018, um dia, naturalmente doloroso aqui em casa e pra melhorar, a dor física da torção ajudou a "melhorar". Tá bom, vai... Assumo, valeu a pena. Bom, não é que valeu a pena, mas a noite foi divertiddísma e me mostrou que quando queremos, superamos dores inimagináveis.

Imaginando ser um simples entorse, como as várias que aconteceram na minha vida, fiz o de sempre, gelo, pé pro alto e anti inflamatório, mas não antes de ter "sassaricado" a noite toda, entre causos e gargalhadas, além de alguns xequesmate (só pra constar, torci antes do primeiro copo e tenho testemunha), que me fizeram anestesiar um pouco a dor. Mal sabia eu.
Chegou a manhã seguinte, C-NHOR.... Acho que só não foi pior que a dor da crise renal de alguns anos atrás. Meu pé tinha virado "una pelota quadrada" meus dedinhos, eram 5 baby carrots e um vento que passasse me fazia urrar de dor. Mais do que depressa, criei coragem, tomei um banho e rumo ao hospital.

Para a minha sorte, até que fui atendida rapidamente, entre chegar, cadastrar, esperar, consultar, raio-x, diagnóstico e rumo farmácia/casa, não levou mais de uma hora e meia. Tempo, consideravelmente, curto, pra tanta coisa feita por uma semi Saci albina (sim, foi exatamente esse sentimento que tive).

Resumo da ópera, teve sim a entorse de sempre, mais uma fratura no metacarpo, aquela do Neymar, mas sem o glamour ou repórteres ou até mesmo brasileiros, sendo brasileiros. Se bem que no hospital, tinham vários, mas daqueles do dia a dia, sabe???? Enfim....
Comprei a tal bota imobilizadora roboboot, sei lá como chama isso, só sei que toda vez que tiro pra fazer a compressa de gelo, que o médico mandou continuar fazendo, me sinto um Transformer, de tanto monta e desmonta. Estou tomando um remédio que além de me dar um enjôo absurdo, de tão forte, ele me derruba, durmo igual neném e isso, infelizmente eu não posso reclamar. Pena que o remédio é só por 7 dias :/ .

Ah, um adendo, rapidinho. Dia 03, eu tinha voltado a malhar, feito a minha ficha pela 1ª vez, gostado dela (um milagre) porque era curta, simples e rápida (tá bom, pleonasmo, mas eu precisava enfatizar).

Mas conversando com um amigo, me fez perceber uma coisa, que deu uma vontade absurda de escrever aqui hoje.

A primeira vez que eu torci esse tornozelo, eu tinha 16 anos e estava acampando, só que junto com a torção do tornozelo, eu torci o joelho e foi somente o joelho que foi devidamente tratado. Com consultas, muletas, fisioterapia. Durante anos, algumas pessoas quando me viam, a primeira coisa que me perguntavam era: E o joelho???? O joelho, hoje, tá ótimo, em perfeito estado. O tornozelo em compensação, tá aqui, imobilzado, por loooooooooooooooooooooooooooooongos 30 dias (sim, tem 30 O's em longo), colocando compressa umas 5, 6 vezes por dia que me fazem sentir muita dor em tirar e colocar a bota, e ainda tenho que arrumar um sapato, que nivele o outro pé, pra não machucar o quadril. Os fabricantes dessas botas, podiam pensar numa solução, vender uma sapato junto com a bota, pra nivelar. Claro, uso opcional ou então vender o par, vai que.

Voltemos ao assunto, o que essa entorse me fez perceber foi, que todo e qualquer machucado, precisa ser devidamente tratado. Pelo simples motivo de curar tal machucado da forma adequada. Talvez se eu tivesse tratado a 1ª entorse, lá no início dos anos 2000, essa entorse, de quinta, teria sido apenas uma entorse.

Não adinta fazer aquele tratamento meia boca, caseiro, superficial. Porque por mais que ele amenize, ele não cura, ele te tapeia, e nas próximas vezes, a coisa só vai piorando, piorando e piorando. O negócio, é tratar com calma, dia a dia, fazer o que tem que ser feito, não forçar, não tentar calçar aquele salto, não tentar voltar a dançar a noite toda, nas pontas dos pés. Porque vai doer, vai incomodar e não vai curar. 

Que a gente cuide dos nossa machucados, como hidratamos o nosso cabelo. Da forma correta, no tempo certo, pra aquele efeito mara, que só melhora com o tempo.

Agora é colocar essa perna pra cima, botar muito gelo, cuidar direito, tratar direito e fazer com que machucado seja curado, da forma correta. Ah, o tornozelo também.

X O X O


PS: O mais importante que não falei, agora que tenho que fechar a boca mesmo, parada em casa, comendo a casa, fica difícil. Tenho que entrar no uniforme quando eu voltar a trabalhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário