quinta-feira, 16 de junho de 2016

A dificuldade em receber elogios!!!!!

Resultado de imagem para elogios


Então, uma das coisas mais difíceis na vida, pelo o menos na minha, é receber elogios. Sejam pessoais, físicos, profissionais ou de qualquer forma e eu nunca entendi o por que disso. Ou melhor, eu nunca tinha entendido o por que disso! Rá.. pegadinha do malandro???? Não chega a ser uma pegadinha mas essa semana eu consegui ver com outros olhos ou talvez, melhores olhos, o porque dessa dificuldade em aceitar um elogio.

O motivo de toda essa dificuldade é que, na verdade, eu mesma nunca havia me elogiado de verdade. Eu nunca tinha me olhado no espelho, pré ou pós cirurgia e realmente elogiado aquele ser humano que estava ali naquele reflexo. Vergonha???? Medo???? Medo de mim??? Medo dos outros???? Ou do que os outros vão pensar???? E aí, chegamos ao x da questão.

Bom, vamos lá que vem textão pela frente.

Várias vezes na vida, mentira, a maioria das vezes, quando eu converso com as pessoas que me conhecem a um certo tempo, a frase: Você é tirada!!!! sempre vem à tona. O que é ser tirada???? Afinal, eu não tiro nada, continuo aqui, na vida, na minha vida e no dia a dia. Só que é aquela coisa, a partir do momento em que você escuta muito a mesma coisa, ou que as pessoas te dizem a mesma coisa, aquela coisa passa a ser verdade! Ou seja, eu sou tirada! Por quê??? Pelo simples fato de eu não adular ninguém? Ou por eu não esperar nada de ninguém além de mim???? É tão feio assim ser você, por você e pra você???? Deve ser. Por que a gente acaba acreditando no que as pessoas dizem ao invés de acreditarmos na gente, no que sentimos e acreditamos.

E por muito tempo eu acreditei nisso, que sim, eu era tirada! E venho entendendo que as coisas não sem bem assim. Algumas pessoas não suportam a sua independência, sua felicidade ou simplesmente o fato de você ser você, apenas, por ser você! Isso incomoda e muito as outras pessoas e por isso, na maioria das vezes, incomoda a você mesmo! Por que, infelizmente, a gente se importa com o que os outros vão dizer ou pensar sobre nós. E isso, nos torna mais pesados e mais descrentes na gente, fazendo com que elogios sejam difíceis de serem aceitos, afinal, pessoas tiradas não merecem elogios.

Ultimamente tenho feito a difícil tarefa de me elogiar em frente ao espelho. Todos os dias! Mermão..... Como isso é difícil!!!!!!!! Me olhar nos olhos, ou melhor, na alma e falar uma coisa boa de mim pra mim e o mais difícil disso tudo é acreditar no que é dito. Confesso, tem ficado mais fácil com a prática. E é na prática que se faz um hábito e um hábito bom lhe traz bons frutos. E com isso, assumo, tem sido mais fácil receber elogios de outras pessoas, sejam elas mais próximas ou daquelas que estão se aproximando de forma natural e gradativa.

Essa última semana tem sido uma semana de elogios de terceiros, quartos e quintos mas, que independente da colocação ou proximidade, são elogios que apesar de me deixarem de bochechas rosadas, me fizeram ver que elogios podem vir de onde menos esperamos e ainda assim serem sinceros. Alguns dos elogios que eu recebi esse semana foram: CORAJOSA, BOA PROFISSIONAL, DECIDIDA e que ESCREVO BEM. E relembrando cada elogio desses, tenho a plena certeza de que, sim, eu sou uma manteiga derretida, porque me emociono, e a alegria desce pelos olhos. Voltemos aos elogios.

CORAJOSA - Ouvi isso depois de conseguir colocar em palavras o que a muito me incomodava e me deixava com vergonha de assumir que eu preciso de ajuda. E toda ajuda será bem vinda, de onde ela vier ou de quem ela vier. Não é feio pedir ajuda. Muito menos aceitar quando ela lhe é dada de bom grado.

BOA PROFISSIONAL - Esse na verdade eu não ouvi mas li em uma mensagem de uma pessoa que tenho muito carinho e admiração, no qual tive o prazer de trabalhar junto e a partir daí uma amizade linda se criou e uma força mútua existe. Obrigada por acreditar em mim quando eu já não mais acreditava e ainda me fazer ver que sim, eu sou uma boa profissional e que é só um momento de tempo instável mas que a calmaria está vindo. Tudo no devido tempo.

DECIDIDA - Esse veio de uma forma mais que informal numa situação, relativamente nova pra mim, mas que me fez realmente entender que sim, sou decidida e sim, eu não só posso usar isso numa escolha tão simples como a bebida do jantar da noite mas, principalmente, na minha vida de forma que facilite e suavize a forma que eu escolher viver.

ESCREVO BEM - Essa é uma novidade pra mim!!!! E põe novidade nisso!!!!!  Eu sempre tive muita dificuldade em colocar em palavras sejam elas, faladas ou escritas aquilo que sinto, quero ou preciso. Mas isso tem melhorado bem desde que comecei a colocar isso em palavras aqui. Falar ainda é um pouco mais difícil. Uma coisa de cada vez. Enfim. Bom, esse elogio veio hoje de manhã, depois de uma pergunta boba, se eu gostava de ler. Sim, adoro ler. E tive que aprender a ler, pra poder aprender a escrever depois de um tempo no meu último emprego, porque lá, eu tinha que simplificar muito as coisas, então, intensifiquei a leitura pra não me esquecer de como escrever. Continuando, me perguntaram se eu gostava de ler porque eu escrevia bem!!!!! Eu fiquei bem assustada com esse elogio, afinal, a pessoa, achava eu, nunca tinha lido nada que eu havia escrito. Ledo engano Nathalia. Ledo engano. Fiquei curiosa em saber como ele sabia que eu escrevia bem. Ele disse que havia lido o blog..... PÁRA TUDO!!!!!!!!!!!!! Como assim?????? Quando ouvi isso, eu quis cavar um buraco e enfiar a cabeça lá dentro, senti as bochechas corarem e tive vontade de sumir, isso tudo em milésimos de segundos. Quando o sangue voltou a circular, eu respirei fundo e disse apenas Obrigada!!!!!  Com um sorriso de canto bem satisfeito, espero que ele não tenha percebido.

Isso tudo me fez perceber que muito da dificuldade em aceitar os elogios é que a guarda estava sempre alta, afinal eu sou tirada e pessoas tiradas não podem ser elogiadas. TUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUDO MEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEENTIRA....
Às vezes apenas um obrigada faz valer, apenas ouvir mesmo o elogio ao invés das críticas e acreditar neles e não nelas. Aceite elogios, faça-se elogios. Você pode! Você deve! Por você e pra você.

Abaixa a guarda menina! Permita-se! Encante-se! Cuide-se! Aceite! Aceite-se!

A guarda muito alta te impede de ver a beleza do todo sem obstáculos além de cansar os ombros!

Descanse, não só os ombros mas também a alma e o coração! Por que você os conhece como ninguém!

E entenda, os elogios virão e nem sempre da forma mais explícita e direta e cabe, única e exclusivamente a você a recebê-los e aceitá-los porque você percebeu o quão bem eles lhe fazem.

Vá ser feliz sem esperar dos outros mas sabendo que vem.

Beijos da elogiada!




Nenhum comentário:

Postar um comentário