domingo, 29 de maio de 2016

O pote de jujubas




Então, como que um pote de jujubas te faz pensar? Na verdade, não faz. Jujuba é aquela coisa sem noção que você come sem parar. E como mesmo, não adianta falar que não porque mentir é feio. E mentir pra si mesmo é ainda pior. Só que essa semana um pote de jujubas mexeu comigo. Mexeu muito comigo.

Aqui em casa é assim, a festa é daqui a 6 meses mas desde agora já se preocupa, se organiza e se sofre com isso e por este motivo lá fui eu numa lojinha especializada em festa pra comprar uns adesivos pra colar numas lembrancinhas. Pensa numa criança solta, numa loja de brinquedo com todos aqueles brinquedos ali, fáceis de pegar, brincar e se enlouquecer. É exatamente isso que acontece com um gordo, no caso eu, numa loja dessas. Aqueles corredores imensos cheios de balas, chocolates, pirulitos, chicletes. A boca saliva, o coração acelera e a razão, bom essa daí fica lá fora do outro lado da rua, com o resto de dignidade que lhe resta. Ah, na loja também tem os adereços e que por sinal eu tive que sofrer duas vezes pra achar os que eu precisava. Tive que ir em duas lojas e o pior a segunda, onde de fato achei o que eu precisava, era ainda maior que a primeira.

Entrei na loja focada a comprar os adesivos. Achei os benditos. Coloquei meu hábito no olhos e andei em linha reta pra não cair em tentação. Peguei as cartelas e virei as costas, ah pra quê. Pra quê que eu fiz isso???? Dei de cara com aquela prateleira cheia, mas tão cheia que os sacos estavam caindo. Jujubas e amendoim japonês. Ah japa. Por que minduim é minduim mas deixa o minduim lá quietinho que hoje é dia da jujuba. Enfim, comprei os adesivos, um pacote de jujubas, um pacote de minduim (óbvio) e uma caixa de chicletes sem açúcar por que eles aliviam a vontade do cigarro.

Cheguei em casa e entreguei os pacotes pra mãe, afinal, os comprei pensando nela (aham Nathalia, se engana mais um pouquinho) e ela mais que depressa abriu o pacote de jujuba e as colocou num ponte. Confessa vai, um pote cheio e de jujubas com todas aquelas cores é lindo de se ver além de se comer. Eu adoro jujuba e adoro mesmo. E como mesmo. Por quê, neh?!?!?! E jujuba é aquela coisa vem em 5 cores e 5 sabores, que todo mundo conhece e sabe de cor e salteado mas, vamos lá:

Roxa = Uva
Laranja = Laranja (dãããããã)
Verde  = Limão
Amarela = Abacaxi 
Vermelha = Morango - a melhor e favorita de 99% da população comedora de jujubas.

Sim, eu cato as jujubas vermelhas pra comê-las primeiro, já que são as melhores. E são mesmo! Não adianta vir falar que as outras são tão boas quanto porque não são, mas nem por isso eu deixo de comer as outras. Como sim. Mas só as como quando as vermelhinhas acabaram e vem aquela famosa situação, se não tem tu, vai tú mesmo. E por isso esse bendito pote de jujubas me fez pensar muito sobre toda essa coisa de peso, dieta, reeducação alimentar, reprogramação e blá blá blá que venho escrevendo aqui.

Cara, pára e pensa! Por que comer as vermelhas primeiro????? Por que catar aquelas benditas primeiro sendo que você vai acabar comendo as outras na hora que as vermelhas acabarem??? Porra, é tudo jujuba, é tudo açúcar e tudo vai te fazer mal. Mesmo você achando que está lhe fazendo bem.

É a porcaria da auto sabotagem, a gente se auto sabota, eu me auto saboto e com uma facilidade absurda. Por que disso? Pra quê isso? Por que escolher "o melhor" se ele também vai te fazer mal???

Simples, é gostoso, é comodo, é fácil. E a gente gosta de facilidade. Quem quer ficar passando perrengue? Se sacrificando? Deixando de lado todas as guloseimas da vida???

Ninguém quer isso mas todo mundo quer ficar bem no vestido, na calça jeans. Na roupa do manequim. Eu então, nem se fala... 

Mas eu já entendi. Tenho que parar de tentar me enganar com o depois eu como as outras jujubas. Não Nathalia. Você não tem é que comer jujubas, seja lá qual for a cor ou o sabor. Elas fazem mal. Por que elas te fazem deixar as coisas pra depois. Você só aproveita ali na hora o bom, se esbalda, come com vontade e depois tem que encarar os outros sabores e cores. Por que a vida é assim, você precisa e deve encarar as diferenças e desavenças.

Lidar com seu peso, seu corpo e especialmente sua mente, é lidar com divergências constantes e saber assumir que a culpa não é das estrelas e muito menos da balança. A culpa é sua das coisas não mudarem ou não acontecerem. Você faz isso.

Desde o início do blog e do desespero do número que a balança marcava, os números já mudaram, tanto pra maior quanto pra menor, e essa é muito boa, as coisas estão melhorando. Mas você, melhor do que ninguém sabe que se você estive comprometida sem medo ou sem vergonha, essas números teriam uma maior diferença. 

Entenda isso, só você pode fazer por você. Por favor, não desista de si e também não como mais as jujubas.

Bjo da Gorda!

2 comentários:

  1. Jujubas, docinhos de criança ou salgadinhos sortidos... O problema de quem é gordo, seja lá de que forma,são os pensamentos... Esses nos torturam...
    Hoje já não consigo mais ver o fundo da panela de brigadeiro, mas como até ter uma crise de hipoglicemia... Caramba, eu sei que vai fazer mal, mas é tão gostoso... Só mais uma colher e... Ops, olha o coração acelerando, o suor frio, a tremedeira... Infelizmente não é tão simples ter o autocontrole necessário... Mas aos pouquinhos vamos aprendendo...
    Confio em você, e sempre estarei aqui para o que precisar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei disso amorequinha!!!! Obrigada por ler meus desabafos!!!!

      Excluir