sábado, 21 de maio de 2016

Os "ão" da vida pós cirurgia






Existem vários "ão" na vida de um obeso mental pós cirurgia bariátrica e não são poucos. Os que mais se fazem presentes pra mim são: substituição, aceitação, compensação e a decepção. 

Bora mexer no vespeiro com vontade, por que a idéia aqui é essa mesmo. Senta, que lá vem história.

SUBSTITUIÇÃO

Todo obeso mental usa a comida como válvula de escape, independente da sensação causada. Se ele está feliz, ele come. Está triste? Come. Está pensativo? Come. Está ansioso? Come que é uma beleza e normalmente se come em grandes quantidades fazendo com que aquela sensação ou sentimento de satisfação seja mascarado por alguns momentos.

Depois do procedimento cirúrgico, o quantitativo diminui consideravelmente. Quer ver só???? Eu comia 1kg de comida por refeição mais sobremesa mais o refrigerante e mais ou menos uma hora depois já estava com fome de novo. É um ciclo vicioso e perturbador. 


Depois da cirurgia eu passei a comer em média 180gr. por refeição sem o refri e com a sobremesa uns 40 minutos depois de terminar, afinal precisava de espaço pra caber. Como a gordice está na cabeça, e por isso é imprescindível o tratamento psicológico antes, durante e depois da cirurgia, para que aquela sensação, prazerosa e momentânea de se comer algo, saciasse o buraco que fica. E sim, é um buraco. A gente substitui a comida por outras coisas porque quando você extrapola, você tem que colocar pra fora, por que dói e dói muito o estômago. É a mesma coisa de querer colocar um ônibus dentro de um fusca.

Por exemplo, eu substituí a comida por cigarro, compras, sexo, bebida, gandaia e algumas coisinhas mais. Olhando assim bem por alto, quando se lê a minha listinha de substituição, eu me pegava pensando: "Ah, de tudo isso ai, a única coisa que faz mal é o cigarro. As outras coisas me deixam no lucro!!!"

MENTIRA!!!! E das mais lavadas por sinal, tudo isso faz mal. Muito mal.

O cigarro nem precisa falar muito sobre por que, neh?!?!?! Mas já diminuí consideravelmente e continuo o tratamento com meu médico mas ainda fumo um ou outro de vez em quando. Ah, um detalhe, eu tenho asma!

As compras. Quem não gosta de sair e comprar uma roupa nova, um perfume ou qualquer coisa que se interesse e goste? Todo mundo neh??? Onde está o problema?? Em comprar 12 perfumes de uma vez, só por que estava na promoção mas eu só usava aquele específico. Em comprar  3 pares de sapatos iguais, mudando só a cor, por que eles estavam num preço ótimo e dividia em milhões de vezes. Em comprar uma bolsa de R$250,00 para trabalhar (só que no momento eu estou desempregada mas fica pra quando eu começar no emprego novo). Em comprar 6 batons iguais, porque pra não perder, você deixa um em cada bolsa. E por ai vai. Você compra, compra, compra e compra mas o buraco aparece de novo em pouco tempo.

O sexo. Ah o sexo! Como que sexo pode fazer mal, afinal, reza a lenda que até quando é ruim, ele é bom! 

A partir do momento que eu passei a ser vista com outros olhos pelas pessoas, que eu deixei de ser a gordinha gente boa e comecei a ouvir: "Nossa, como você está diferente!!!" ou então "Você está linda!" que sempre vinha acompanhado do "Quer dizer, você sempre foi linda mas agora está mais!!!" (essa última eu sempre respondia e continuo respondendo, seja homem ou mulher, EU CONTINUO LINDA, AGORA EU TO BOA!!!! Já volto nessa frase, pra não perder a linha de raciocínio). Essas frases são frases de impacto, são frases que inflam. e inflaram mesmo, o meu ego, que por muito tempo estava lá no pé. São frases que fazem você acreditar em você. São frases que me fizeram acreditar em mim. Nessa crendice toda, a gente volta pra adolescência onde todo mundo pega todo mundo, um troca-troca de gente, de bocas, de roupas, porque agora você participa desse troca-troca ao invés de ficar do lado de fora esperando seus amigos que se trocam virem chorar as pitangas com você. Agora você faz parte da turma, você também troca e é trocada, isso é tão triste. No início é muito legal, você aprende várias coisas, ensina tantas outras e vai realmente conhecendo a palavra variedade mas depois de um tempo, depois de mais uma troca, você olha pro lado e sente o buraco abrindo no peito e diz: " O que que eu to fazendo???? " ai você se dá conta que de nada adianta se sentir a Mulher Maravilha mas ainda assim vazia. Sem contar as maluquices que você faz mas, deixa isso pra depois.

A bebida e a gandaia andam de mãos dadas e de vez em quando o cigarro aparece. Eu sempre bebi desde a minha adolescência mas sempre em pequenas quantidades ou quantidades razoáveis, porre mesmo daquele de sair carregada ou vomitar no carro do coleguinha, foram uns 3, 4 no máximo. Até porque  não tenho boas lembranças de bebidas, enfim. Mas você está lá A Mulher Maravilha, todo mundo te olha, todo mundo te quer ou seja? Bora pra PIXTA!!!!! Você se torna mais sociável aos olhos das pessoas e acredita nisso. Beber é muito mais fácil que comer, então, bora beber. Bebida para uma pessoa operada é um perigo. O índice de alcoólatras operados é muito grande. Logo, a noite que era com 3 doses passa a ser com 4, 5, 10. Aí você que só saía sexta e sábado, quando saía, começa a sair todos os dias, nas rodinhas, todo mundo te conhece, todo mundo te cumprimenta e você se acha especial (também volto aqui já já). Isso é triste porquê depois de um tempo, adivinha quem aparece??!?!? O bendito do buraco no peito que dói. Mais uma vez várias perguntas vem a mente e você entende que tem alguma coisa errada. 

E todas as vezes que o buraco aparece, quem vem junto???? A decepção.

DECEPÇÃO

O que falar da decepção????? O que falar da sensação de se decepcionar??? 

Eu to aqui, agora, tentando achar palavras pra escrever e descrever essa sensação enquanto a respiração fica ofegante, os olhos enchem d´água e as lágrimas descem pelo rosto sem muito o que fazer.

Respira fundo, deixa sair e escreve.

A decepção nada mais é que aquele buraco que você sente depois de usar todos os substitutos, juntos ou individualmente, por que dói, falta o ar, você começa a se questionar e o pior de tudo, você se acusa de incapaz. Eu me acuso de incapaz, eu aponto todos os meus defeitos mesmo sabendo de todas as minhas qualidades. E quando você se acusa, você desaba e chora. Você chora! Na maioria das vezes sozinha, no quarto, às vezes na frente do computador enquanto escreve o texto que você vai postar, às vezes você chora por minutos, às vezes por horas ou até mesmo por dias e dias. Cada lágrima que desce, cada fungada de nariz, cada suspiro dá uma esvaziada no buraco, por que a cada apontamento, cada acusação, a sensação que dá é que você enche o buraco com todas essas coisas, te fazendo sentir cada vez pior com isso e quando você esvazia, limpa e consegue ver a graça de novo, você entende que é preciso querer mudar, reprogramar a mente e se aceitar.

A aceitação é uma coisa muito difícil de se fazer mas, a cada decepção que vem e vai, fica mais fácil se aceitar. 
      
                                                          ACEITAÇÃO

Se aceitar é fundamental, é gostar de si, se colocar em 1º lugar e ligar o botão do F@%&*$# em modo turbo pra tudo e todos, exceto para si mesmo. Mas vou falar uma coisa, como é trabalhoso se aceitar. Rapaz, é um trabalho diário, minucioso e chega até ser desgastante e vou falar a verdade, até hoje eu não sei se me aceito 100% mas uma coisa eu sei, eu me aceito muito mais agora do que antes de operar.

Quando a aceitação é entendida e passa a ser rotina a palavra gorda não é pesada, aquela resposta alí de cima: "EU CONTINUO LINDA MAS AGORA EU TO BOA!!!!" continua sendo dada pras pessoas mas o pensamento por trás dela não é mais o mesmo. Por que no início, o pensamento era esse mesmo, EU TO BOA!!! Afinal, o que é ser boa? É ser magra? É ser olhada na rua como um pedaço de carne? É ser mais um nome na listinha de fulano ou ciclano???? Sim, essa era definição de boa que eu tinha de mim quando eu deixei de ser gorda para ser uma pessoa "normal" dentro dos padrões. Hoje eu continuo BOA, na verdade, estou até muito melhor, porque ser BOA, hoje, é estar saudável, é não sentir mais dores pelo corpo, é não bufar subindo um andar de escada, é ser gorda ou magra mas estar bem com o que se vê. Ou seja, é apenas se aceitar tal como és.

Confesso que as vezes é difícil estar bem com o que se vê, culpa dos hormônios na maioria das vezes e grande parte também por minha causa, até mesmo porquê a gente se acostuma muito mais fácil com uma coisa ruim do que com uma coisa BOA. Algumas vezes eu até sinto falta de ser BOA apenas superficialmente mas aí você sai, dá uma volta e escuta cada papinho, cada migué, que a realidade te dá uns saculejos e às vezes até umas bifas bem dada na lata e você acorda e se vê BOA de novo.

Entende uma coisa Nathalia, você é especial. Você é muito especial. E quanto mais especial você for pra você mesma, mais especial para os outros você será. Esquece a opinião dos outros. Tenha e mantenha a sua própria opinião.

E quando se entende isso, o mundo volta a ser colorido e por isso você se faz um agrado, você se recompensa.


COMPENSAÇÃO

Quando a gente chega na fase da compensação é um trem de doido! Você se ama, você se quer, você não sabe viver sem si (olha o drama) e nesse momento você muda o mundo, o seu mundo. E isso te faz querer cantar, sair pulando e abraçando estranhos por ai mas a gente não faz isso. O que que a gente faz? Nós mulheres, geralmente, vamos pro salão, fazemos as unhas, cortamos o cabelo ou seja, damos aquela repaginada no look. Compramos um vestidinho novo, passamos aquele batom e vamos a luta. Tudo isso pra mostrar pras pessoas que a gente está bem, que a gente se ama e se quer bem. De certa forma isso é um grande incentivo, tipo aquele que a mãe faz com a gente: " Só vai comer sobremesa se comer todo o almoço" , olha a comida aí gente,

A gente se recompensa e isso é muito gostoso além de ser um grade incentivo, mas precisa ser com cautela. Sabe por quê?

Por quê se não for com cautela você volta lá pro início de todo o ciclo e bate lá na porta da substituição. E bate mesmo. Algumas vezes mais forte, outras, tantas mais leve e às vezes só um alô!!! Eu to falando isso porque eu fiz uma mega compensação nesses últimos dias e por isso eu abusei de uma substituição. Eu comprei algumas coisas que eu queria e algumas que eu realmente precisava, aí eu aproveitei o restante do limite do cartão e comprei as 3 inscrições restantes das corridas do Circuito das Estações, que eu havia me prometido completar esse ano. O preço estava ótimo, a substituição e compensação ali agarradinhas e pronto, comprei e comprei mesmo.

Infelizmente não me desafiei o suficiente como deveria nessa compra.

As corridas serão em:
Junho - Inverno (aff tá ali na curva, bora treinar.)
Agosto - Primavera
Novembro - Verão (por sinal, o mês mais bonito do ano)

 As três corridas foram compradas para a distância de 5 km, o que eu já faço normalmente,  e as duas primeiras corridas a blusa é do tamanho M, que na atual conjuntura ta garradinha mas não está a vácuo, e a corrida de novembro a blusa é P, ou seja, corre gordinha, pra não ficar fechada a vácuo, o desafio que eu deixei de me fazer é aumentar a distância, eu poderia ter me inscrito para a corrida de 10 km para novembro. Confesso, fiquei com medo mas sair da zona de conforto da medo mesmo.

Quem sabe nas corridas de Dezembro eu corro 10 km com a blusa P folgadinha???? Quer incentivo e compensação maior.

Bom, é isso, o texto eu sei que ficou monstro mas o buraco ta limpinho limpinho.

Beijo da Gorda

#gratidão#













Nenhum comentário:

Postar um comentário